Vereadores de Santa Rosa entram em recesso de 30 dias a partir de janeiro

COMPARTILHE

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
660343e958bab6.19846466

Confirmada para às 8h próxima quinta-feira (01 de janeiro), a posse da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Santa Rosa.

A sessão solene que dará posse ao vereador Kuique, do Cidadania, como presidente do Legislativo, ocorrerá no plenário Etore Alberto Beltrame. Após, os vereadores entrarão em recesso de 30 dias, retornando com a primeira sessão de 2026, no dia 2 de fevereiro.

Um dos temas que deverá ser pauta da gestão da nova Mesa Diretora é a avaliação de alteração da Lei Orgânica que poderá definir aumento de dois novos vereadores para a próxima eleição municipal, caso o IBGE confirme no segundo semestre de que Santa Rosa tenha ultrapassado o número de 80 mil habitantes.

Oficialmente, os dados serão divulgados no final de 2026 pelo IBGE. Em 2025, o Instituto divulgou a estimativa da população neste ano: 79.488 habitantes.

Porém, para que mais duas vagas no legislativo santa-rosense sejam criadas, será preciso uma alteração na Lei Orgânica do Município, antes das eleições de 2028, último ano do mandato dos atuais vereadores.

Caso se confirme uma população superior a 80 mil e os vereadores aprovem a alteração na Lei Orgânica ainda neste mandato, a Câmara de Vereadores precisará fazer adequações em seu espaço físico, para abrigar dois novos gabinetes, criar dois novos cargos de assessores parlamentares, além de ajustar o plenário onde ocorrem as sessões ordinárias, extraordinárias e solenes e as audiências públicas.

COMPARTILHE

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on telegram
Share on twitter

Veja Também