A Agência Nacional de Vigilância Sanitária interditou a comercialização do creme dental Colgate Total 12 Clean Mint. A medida ocorreu, segundo o órgão, após a ocorrência de um “número significativo de relatos de eventos adversos associados ao uso do produto”.
Ainda segundo a Anvisa, a ação é baseada em lei que determina que um produto “nocivo à saúde ou não preenche requisitos estabelecidos em lei implica na sua imediata retirada do comércio e na exigência da modificação da fórmula de sua composição e nos dizeres dos rótulos, das bulas e embalagens, sob pena de cancelamento do registro e da apreensão do produto”.
A nova versão, lançada no ano passado, utiliza fluoreto de estanho, diferentemente da versão anterior, que utilizava fluoreto de sódio. Neste ano, a Anvisa recebeu, até o último dia 19, oito notificações relatando 13 casos de eventos adversos relacionados ao uso de cremes dentais da Colgate.
A empresa afirmou que produtos e seus componentes “passam por testes rigorosos e são aprovados por agências regulatórias em todo o mundo” e que “nova fórmula é resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento”, além de “testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil”.