O diretório estadual do Partido Progressista (PP) decidiu nesta terça-feira (20) pela saída do governo de Eduardo Leite e por uma aliança com o PL, apoiando assim, o pré-candidato Luciano Zucco ao governo do estado.
Em votação ocorrida no encontro realizado em Porto Alegre, os Progressistas decidiram ainda que caberá ao presidente da sigla, o deputado federal Covatti Júnior, liderar o processo.
O encontro ocorreu após uma sucessão de divergências internas do PP, e contou com a ausência de 53 membros. Eles integram um movimento que tem como adeptos lideranças partidárias que pediam mais tempo para as deliberações, entre eles deputados estaduais e federais, senador e o presidente de honra do PP, Celso Bernardi.
Participaram da reunião do diretório 120 votantes ao todo, entre titulares e suplentes.
O deputado estadual Ernani Polo, outro nome posto para liderar a candidatura ao Palácio Piratini, recebeu oito votos, contra 109 de Covatti. Da mesma forma, a aliança com o PL recebeu 107 votos, enquanto uma possível aliança com o MDB, que também estava sendo deliberada, recebeu só dois votos.
A saída do governo Leite foi defendida por 91 votantes.
Atualmente, o partido comanda duas secretarias – sendo a de Desenvolvimento Rural chefiada por Vilson Covatti, pai de Covatti Filho – além de ter a liderança do governo na Assembleia Legislativa, com o deputado Frederico Antunes.







