Uma reportagem da revista americana Billboard, especializada em informações sobre a indústria da música, destacou a importância do rádio na estratégia de artistas e gravadoras para manter suas obras na lista das mais executadas pelos ouvintes.
Conhecida pelas suas tabelas musicais, utilizadas para medir a popularidade de uma canção nos Estados Unidos, a revista destacou que o sucesso no rádio impacta nas vendas, no interesse por shows e na própria execução das faixas em plataformas de streaming.
A reportagem mostra que, contando apenas com o digital, as músicas costumam estrear no topo de paradas como o Billboard Hot 100, mas também desaparecem rapidamente do ranking. Com a execução no rádio, o tempo de permanência nas paradas é significativamente maior, ampliando o sucesso daquela produção, o que auxilia na conversão de outras iniciativas por parte dos artistas e gravadoras.
De acordo com a Billboard, atualmente, 75% dos hits que chegam ao top 10 em 2024 já estreiam em posições altas. No entanto, tendem a sair rapidamente das paradas, sem a durabilidade dos hits que levam mais tempo para subir. Desde 2000, a média de um single que estreia no top 10 é de seis semanas, enquanto faixas que demoram de duas a oito semanas para alcançar essa posição permanecem por mais de 11 semanas.
O rádio tem desempenhado um papel crucial nesse cenário, ajudando a manter esses hits no topo por mais tempo, à medida que o airplay aumenta gradualmente.
Isso se deve ao fato de que as estações de rádio tendem a adotar faixas que mostram bom desempenho e aumentam sua rotação com o tempo, o que prolonga a presença dessas músicas nas paradas.
A importância do rádio para as paradas de sucesso
- 31/08/2024
- 00:25
- Jornalismo Mais FM
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Veja Também
- 5 meses atrás
- 3 meses atrás
- 5 meses atrás