A importância do rádio para as paradas de sucesso

COMPARTILHE

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
WhatsApp Image 2024-08-30 at 17.18.52

Uma reportagem da revista americana Billboard, especializada em informações sobre a indústria da música, destacou a importância do rádio na estratégia de artistas e gravadoras para manter suas obras na lista das mais executadas pelos ouvintes.
Conhecida pelas suas tabelas musicais, utilizadas para medir a popularidade de uma canção nos Estados Unidos, a revista destacou que o sucesso no rádio impacta nas vendas, no interesse por shows e na própria execução das faixas em plataformas de streaming.
A reportagem mostra que, contando apenas com o digital, as músicas costumam estrear no topo de paradas como o Billboard Hot 100, mas também desaparecem rapidamente do ranking. Com a execução no rádio, o tempo de permanência nas paradas é significativamente maior, ampliando o sucesso daquela produção, o que auxilia na conversão de outras iniciativas por parte dos artistas e gravadoras.
De acordo com a Billboard, atualmente, 75% dos hits que chegam ao top 10 em 2024 já estreiam em posições altas. No entanto, tendem a sair rapidamente das paradas, sem a durabilidade dos hits que levam mais tempo para subir. Desde 2000, a média de um single que estreia no top 10 é de seis semanas, enquanto faixas que demoram de duas a oito semanas para alcançar essa posição permanecem por mais de 11 semanas.
O rádio tem desempenhado um papel crucial nesse cenário, ajudando a manter esses hits no topo por mais tempo, à medida que o airplay aumenta gradualmente.
Isso se deve ao fato de que as estações de rádio tendem a adotar faixas que mostram bom desempenho e aumentam sua rotação com o tempo, o que prolonga a presença dessas músicas nas paradas.

COMPARTILHE

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on telegram
Share on twitter

Veja Também