O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quarta-feira (11), que uma eventual volta do Horário de Verão é avaliada internamente pelo governo federal.
“Estamos em uma fase de avaliação da necessidade ou não. Além da questão energética, há outros efeitos que precisam ser avaliados, como o impacto na economia”, disse o ministro.
A discussão ocorre neste momento por conta da seca no país e da possibilidade de esse instrumento ser usado para economizar energia. Estudos feitos há alguns anos demonstraram, porém, que o horário de verão tinha com um efeito contrário: gastava-se mais energia do que o normal, por conta de novos hábitos de consumo.
Apesar das questões técnicas, a decisão será política e tomada em conjunto com o Palácio do Planalto, justamente porque já dúvidas sobre os benefícios da medida para o setor.
O Horário de Verão no Brasil foi extinto em abril de 2019, no governo de Jair Bolsonaro. O adiantamento dos relógios em uma hora era justificado pela necessidade de redução de consumo de energia elétrica.