O atendimento noturno junto aos postos de saúde de Santa Rosa, com a implantação do terceiro turno, totalizou cerca de 6 mil consultas no primeiro semestre deste ano.
A informação é da Fundação Municipal da Saúde que já implantou o novo horário em nove postos, com o objetivo de garantir o acesso aos serviços de saúde para trabalhadores e demais usuários que enfrentam dificuldades para comparecer nas unidades em horário comercial. “Esse número expressivo de atendimentos mostra que o terceiro turno é uma estratégia eficaz e necessária. Estamos atendendo uma demanda real da população, com mais conforto e acesso facilitado”, ressalta o presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan.
O serviço inclui uma variedade de atendimentos, como consultas médicas, solicitação de exames, acompanhamento de pacientes crônicos, pré-natal, atendimento odontológico, atividades em grupos e consultas de enfermagem. As consultas são eletivas e agendadas previamente nas respectivas UBSs. As ações contam com o apoio das equipes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade.
O terceiro turno, com atendimento até às 21h, está disponível nos postos de saúde da Auxiliadora, Beatriz/Oliveira, Centro, Cruzeiro do Sul, Esperança, Júlio de Oliveira, Planalto, Sulina e Timbaúva.