As tratativas para a concretização das Pontes Internacionais que ligarão o Rio Grande do Sul à Argentina seguem avançando. Na última semana, o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, participou de uma reunião virtual coordenada pelo vice-governador do Estado, Gabriel Souza, com foco na elaboração dos Termos de Referência para os projetos de engenharia das futuras estruturas.
O encontro contou com a participação de autoridades argentinas e representantes de diversos órgãos governamentais, e teve como pauta principal questões estratégicas como a desapropriação das áreas de acesso às pontes no lado argentino e os impactos ambientais em território vizinho — pontos considerados fundamentais para a viabilização das obras.
A proposta contempla a construção de três novas ligações entre o Brasil e a Argentina no território gaúcho: Porto Mauá – Alba Posse, Tiradentes do Sul – El Soberbio e Itaqui – Alvear.
Anderson Mantei tem se posicionado firmemente a favor da ponte entre Porto Mauá e Alba Posse, destacando o papel estratégico da iniciativa para a Fronteira Noroeste. Gabriel Souza, por sua vez, tem sido um dos principais defensores da construção das pontes internacionais no estado. O Governo do Rio Grande do Sul será o responsável pelo custeio dos estudos técnicos necessários para a elaboração dos projetos.
Entre as lideranças que participaram da reunião virtual estavam os governadores das províncias argentinas de Misiones, Hugo Passalacqua, e de Corrientes, Gustavo Valdés.