Turismo rural é estruturado em Alegria


A motivação e a articulação promovidas pela Emater/RS-Ascar e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o engajamento de diversas entidades e instituições, resultaram na constituição de um grupo de trabalho disposto a realizar o Diagnóstico do Potencial Turístico do Município de Alegria. O trabalho que iniciou em março deste ano tem motivado para o desenvolvimento endógeno do turismo como fonte de lazer e geração de renda no município do Noroeste gaúcho e deve culminar na elaboração de um Plano Municipal.
O Senar e a Emater/RS-Ascar coordenam o trabalho com o objetivo de sistematizar as informações para subsidiar a construção do plano municipal de turismo rural. São seis meses de atividades, envolvendo também as redes públicas de ensino estadual e municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretarias Municipais de Educação e Planejamento, Sicredi, Banrisul, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Câmara de Vereadores.
Com a realização do planejamento do diagnóstico e da coleta de informações, o grupo de trabalho concluiu no dia 29/08 a leitura da paisagem, que foi realizada em três tardes de excursões em todo o território do município. Nesse roteiro, foram realizados a observação e o registro dos aspectos naturais e da ação antrópica como relevo, topografia, tipo de solo, vegetação, caminhos, potencial hídrico, densidade populacional e sistemas de produção. O próximo passo será a sistematização das informações coletadas a ser realizada na quarta-feira (05/09), para posterior análise e encaminhamentos.
O grupo de trabalho reúne-se semanalmente, às quartas-feiras, e conta com 12 integrantes. As demais ferramentas para a continuidade do trabalho serão desenvolvidas com a participação de um grupo de alunos das redes municipal e estadual que auxiliarão na caracterização de cada ponto turístico identificado.
A conclusão do diagnóstico deverá ocorrer até o final do primeiro semestre de 2019, quando as estruturas do Conselho Municipal do Turismo e a Secretaria Municipal de Turismo deverão estar constituídas, para dar suporte e continuidade ao desenvolvimento de um produto novo - o turismo rural - com importância econômica, social e ambiental estratégica para o município de Alegria.

Facebook


Twitter


Sound Cloud