Festival de Pratos de Soja é lançado na região de Santa Rosa


A soja na alimentação humana e pactuações em relação ao evento foram os dois pontos centrais do lançamento do Festival Regional de Pratos de Soja, realizado nesta terça-feira (21/11), no Centro Administrativo Parque de Exposições do Parque de Exposições. Participaram do evento extensionistas da Emater/RS-Ascar e nutricionistas dos 39 municípios, protagonistas da mobilização para o Festival, bem como autoridades e imprensa.
O Festival organizado pela Emater/RS-Ascar e apoiado pela Coopermil e Administrações Municipais, é uma das atrações da Fenasoja, em 2018. O presidente da Feira, Alexandre Maronez, reiterou na oportunidade, que "é sempre muito importante contar com a presença da Emater em diferentes atrações, de modo especial, no Festival de pratos de soja. Isso dá visibilidade às comunidades de Santa Rosa e região e dá exemplo de promoção de desenvolvimento regional, valorizando nossas potencialidades".  O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel , destacou que a soja é uma das principais atividades econômicas da região, que conta com mais de 700 mil hectares do grão implantados para a próxima safra. "Este cenário só reforça nosso comprometimento em ajudar que a Fenasoja seja um grande sucesso", afirmou.
Os participantes do lançamento acompanharam palestra sobre soja na alimentação humana, com ênfase em seu valor nutritivo, processamento e inovações na utilização, conduzida pela Doutora Mercedes Concórdia Carrão Panizzi, pesquisadora da Embrapa de Passo Fundo. Na oportunidade destacou algumas propriedades e benefícios do uso da soja, importante fonte de proteína, ferro e isoflavonas.  Orientações de preparo do grão e também outras opções de aproveitamento como a soja verde e a soja preta também foram destacadas.
O lançamento culminou em um coquetel com pratos de soja: palito salgado, tofu temperado com cenoura e azeitona, tofu tradicional, tofu temperado com orégano, rosquinha de amido de milho e soja.
O Festival
O coordenador da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados da Fenasoja 2018, assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Gilmar Francisco Vione, esclareceu, na oportunidade, os objetivos e o cronograma que irá culminar no Festival.
Os objetivos do evento são de valorizar a soja produzida pela agricultura familiar que faz parte da cultura regional; incentivar a divulgação do consumo de soja de forma prática, saudável, complementar e diversificada na alimentação humana; realizar um trabalho educativo para a produção de soja orgânica, principalmente contra o uso abusivo e indiscriminado dos biocidas; mobilizar a região para o 3º Festival Regional de Pratos Derivados de Soja, estimulando a criatividade e valorizando as receitas preparadas diariamente pelas agricultoras; unir a cultura da soja com as características e a história dos municípios da região; ser um atrativo e referencial da Fenasoja, culminando com o trabalho educativo desenvolvido pelas equipes municipais da Emater da região; disponibilizar em livro específico as receitas desenvolvidas pelas participantes do Festival. 
Até o dia 9 de março de 2018 serão realizados os eventos municipais de seleção de pratos que participarão do Festival. As receitas selecionadas serão publicadas em um livro que será lançado durante a Feira. O Festival Regional de Pratos Derivados de Soja está agendado para as 14h do dia 02/05, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa, inserido na programação da Fenasoja.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich

Facebook


Twitter


Sound Cloud