Round para a segurança do paciente está sendo realizado no Hospital Vida & Saúde de Santa Rosa


A exemplo de hospitais de grandes centros, está sendo realizado no Hospital Vida & Saúde, a prática do Round para a Segurança do Paciente. Consiste na realização de visitas informais e breves, por representantes da Direção, do Núcleo de Segurança do Paciente, do Escritório da Qualidade e Gerente Assistencial, aos pontos de atendimento ao paciente.

Os Round's têm como objetivo conhecer e avaliar as demandas de segurança ao paciente levantadas e o encaminhamento dado aos problemas que podem afetar a segurança do paciente. Através dele também é possível desenvolver a cultura de segurança na equipe multidisciplinar; encorajar e facilitar a comunicação aberta, deixando claro o papel da segurança do paciente nas prioridades organizacionais. Dessa forma, segundo Jacinta Spies, Coordenadora do Núcleo do Paciente, "É possível permitir que as preocupações dos profissionais cheguem diretamente às pessoas que tomam as decisões e informar às equipes das ações necessárias para a resolução de eventuais problemas, contribuindo assim para que encontrem as soluções na própria equipe".   

Durante o Round os integrantes se focam em aspectos específicos relacionados a segurança do setor visitado. Assim, eles observam o comportamento da equipe e dão oportunidade para a equipe falar a respeito de um determinado protocolo. O primeiro Round aconteceu no Bloco Cirúrgico, junto aos cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, técnicos em Enfermagem e Auxiliar Administrativa. Após este, já foram realizados Round's Unidade I, III e V. Aspectos relevantes observados durante os Round's serão discutidos durante a reunião mensal do Núcleo de Segurança.

Fonte: Site Santa Rosa Em Dia

Facebook


Twitter


Sound Cloud