Banco de Leite do Vida & Saúde enfrenta nova queda de doações


Após encerrar o ano de 2020 com um estoque positivo, o Banco de Leite Humano do Hospital Vida & Saúde voltou a conviver com a queda no número de doações de leite materno. Com o agravamento da pandemia, o BLH está novamente com baixo estoque, e já está com dificuldades para manter a alimentação dos bebês prematuros internados na UTI Neonatal da Instituição.



Em 2020, o Banco contou com o apoio de 16 doadoras, que fizeram a diferença para muitos bebês, neste ano, este número caiu pra 12. Para mães de prematuros, que acompanham o desenvolvimento de seus bebês diante das incubadoras, fica ainda mais clara a importância desta alimentação. "Desde o primeiro dia fui alertada pelos médicos de como seria importante o aleitamento materno para o desenvolvimento do meu bebê. Porém, devida a situação, por muitas vezes não consegui extrair do meu próprio leite para alimenta-lo e nestes momentos ele recebeu o leite de outras mamães, as doadoras", conta Letícia Sklar, mãe de Vicente, prematuro que ficou internado por 74 dias na UTI Neonatal do Vida & Saúde.



E foi no dia a dia que Letícia entendeu a importância e o valor de cada gota de leite: "Ele (Vicente) iniciou a dieta alimentar com apenas 3 ml, demonstrando assim que cada gotinha de leite faz a diferença para estes bebês. E o que por vezes pode não ser uma quantidade considerável para uma mamãe que tem sobrando é o suficiente para alimentar e salvar outra vida", explica.



Com a pandemia, o Banco de Leite do Hospital viveu um ano de instabilidade de doações, mas espera que ao longo de 2021, mais doadoras se somem na causa em prol do aleitamento. "O gesto da doação é simples, basta se dirigir ao Banco de Leite do Hospital, realizar o cadastro e fazer os exames laboratoriais. Estamos disponíveis para tirar todas as dúvidas e realizar o devido acompanhamento de cada doadora. Após a primeira coleta no Banco, a doadora poderá realizar a coleta em casa", explica a nutricionista responsável pelo setor de Nutrição e Dietética do HVS, Sabrina Dal Molin.



Além do recebimento de doações, no Banco de Leite, uma equipe capacitada oferece todo auxílio às mamães, explicando a importância da amamentação, prestando apoio durante o ato e formando uma corrente de amor e promoção ao aleitamento materno. "Minha gratidão imensa ao trabalho incrível do Banco de Leite e as mamães que doam seus leitinhos e ajudam nossos pequenos a superar momentos como este", finaliza Leticia.



O Banco de Leite Humano do HVS funciona diariamente das 8h às 12h e das 13h30 às 19h. Contatos podem ser feitos pelo telefone 3512-5050, ramal 205.

Facebook


Twitter


Sound Cloud