Hospital Vida & Saúde renova certificação no Programa Alimento Seguro


Desde 2015, o Hospital Vida & Saúde é certificado no Programa Alimento Seguro - PAS do SENAI, devido a implantação dos requisitos de Boas Práticas de Produção e Fabricação. Atualmente, no Estado, apenas o Hospital de Santa Rosa tem essa certificação renovada através do setor de Nutrição e Dietética, que é responsável pela alimentação de todos pacientes e acompanhantes.
Para a renovação, uma nova auditoria foi realizada neste ano. Além da Cozinha e copas de distribuição do Hospital Vida & Saúde, foram avaliadas também a Cozinha da Unidade Dom Bosco, Lactário (responsável pelo preparo de fórmulas lácteas e não lácteas) e o Banco de Leite Humano. De forma rigorosa e bem detalhista, foram avaliadas todas as etapas de Boas Práticas para garantir a entrega de um alimento seguro. Dentre os tópicos analisados estão o preparo, pré-preparo, controle de temperatura, controle de validades, compras, seleção de fornecedores, recebimento de mercadorias, armazenamento, rotulagem dos alimentos preparados, distribuição, além da infraestrutura.  
A nutricionista responsável pelo Serviço de Nutrição e Dietética, Sabrina Dal Molin, explica a importância da alimentação exclusiva dos pacientes pelos produtos preparados na Instituição: "Para segurança do paciente sempre solicitamos que se alimente exclusivamente das refeições fornecidas pelo Hospital, durante a internação. Estas refeições possuem um controle rigoroso de tempo, temperatura e validade. A alimentação faz parte do tratamento, e é preciso dar uma atenção especial para ela". De acordo com a Nutricionista, o objetivo principal desses cuidados é a entrega de um alimento com qualidade e segurança ao paciente.
Neste ano, o Setor contou com importantes modificações, com a ampliação de equipe de trabalho para atender a Unidade de Internação e UTI Coronavírus. Com intuito de assegurar a promoção, prevenção e recuperação nutricional dos pacientes, as nutricionistas têm realizado mensalmente atividades de educação nutricional nas Unidades de Internação com temas relacionados a alimentação saudável. Além disso, contemplando o trabalho de humanização, o Serviço de Nutrição e Dietética prepara um lanche especial funcional na data do aniversário de cada paciente, sempre respeitando a dieta pelo médico e/ou nutricionista.
"A padronização dos setores e a qualidade de cada serviço são essenciais dentro da Instituição, e o setor de Nutrição e Dietética é um exemplo neste sentido", destacou o diretor de Infraestrutura do Hospital, Rodrigo Calixto, parabenizando o Setor pelo trabalho.  
Para 2021, já há novas projeções voltadas ao aperfeiçoamento dos novos serviços e a manutenção constante dos demais. Além da Certificação, o grupo comemora também o alto índice de satisfação dos pacientes obtido na última pesquisa do Hospital. Divulgada no mês de junho, a pesquisa apontou um índice de satisfação de 96,92% - acima da média estabelecida pela Instituição, que é de 95%.
"Os resultados obtidos pelo setor de Nutrição e Dietética refletem um trabalho de muita dedicação e aperfeiçoamento da equipe, sempre primando pela atenção, carinho e cuidado ao paciente", destacou a diretora-geral, Vanderli de Barros.

Facebook


Twitter


Sound Cloud