Agroindústrias de Porto Vera Cruz avançam na legalização de seus empreendimentos


Famílias de Porto Vera Cruz encontraram na agroindustrialização uma forma de agregar valor à sua produção e viabilizar a permanência no meio rural, com mais renda, qualidade de vida e sucessão. Somente no mês de agosto, quatro empreendimentos que estão cadastrados no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf-RS), da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), conquistaram a renovação dos alvarás sanitários, atendendo a todas as regras necessárias em relação aos cuidados com higiene e sanidade.

 

Receberam os alvarás as agroindústrias da Coopovec, São José, Muller e Agroindústria da Edeli. Para a obtenção dos alvarás, o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar coletou amostras da água usada por elas e enviou, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, ao laboratório da Unijuí, em Ijuí, onde foi feita a análise para detectação de coliformes e da bactéria escherichia colli.  A empresa Previnset de Santa Rosa realizou a desinsetização e limpeza das caixas de água. A documentação destes processos e os laudos foram enviados à 14º Coordenadoria Regional da Saúde, que analisou e emitiu os alvarás.

 

Sobre as agroindústrias

 

Associados da Cooperativa dos Agricultores de Porto Vera Cruz (Coopovec) possuem uma agroindústria, localizada na comunidade de Lajeado Seco, para produção de doces de amora, pêssego, jabuticaba, cenoura com abacaxi, uva, butiá e mamão, geleia de laranja, pêssego em calda, além de conservas de pepino, pimentão, cebola e picles.

 

Já Diva Maria Ludwig Neis e José Sifredo Neis são proprietários da Agroindústria São José, da comunidade de Linha São José, onde produzem melado e açúcar mascavo.

 

Na Agroindústria Müller, de Miguel Nicolau Müller e Ivonete Santana, da Linha Bom Fim Oeste, são produzidos também melado e açúcar mascavo. Edeli e José Pech possuem a Agroindústria da Edeli, localizada na comunidade de Linha São José, que foca na produção de panificados como pão, cuca, bolachas e massas.

 

Participantes do Peaf-RS, as agroindústrias recebem assessoramento da Emater/RS-Ascar e têm a possibilidade de fornecer alimentos à merenda escolar e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).  


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Facebook


Twitter


Sound Cloud