Eduardo Leite recua e IPVA poderá ser parcelado: "só erra quem faz"


O governo do Estado confirmou, na manhã desta terça-feira, que desistiu das medidas anunciadas para o IPVA de 2020. O governador Eduardo Leite assegurou que o imposto poderá ser pago em parcelas até o mês de abril, da mesma forma como foi em 2019. O anúncio foi feito após uma reunião com deputados estaduais da base aliada. Os parlamentares reagiram à decisão do Executivo, que havia determinado o pagamento do imposto em parcela única no mês de janeiro.

Assumindo a responsabilidade pelo ocorrido, Leite reconheceu que houve falha de gestão política. "Só erra quem faz, só expõe - e mais se expõe - aqueles que mais fazem", admitiu. Defendendo os atos do Piratini, o governador afirmou que houve incompreensão ao ato do IPVA. "Eu sempre digo que nós temos que compreender a incompreensão das pessoas", completou Leite.

Medidas "duras e amargas"
O governador reafirmou ter confiança na equipe da Secretaria da Fazenda, que fez o anúncio das mudanças nesta segunda-feira. No entanto, Eduardo Leite destacou que o Rio Grande do Sul seguirá adotando ações "duras" para conter a crise, referindo-se às reformas administrativa e previdenciária. "Diante do tamanho do que nós precisamos fazer para o Estado, a questão do calendário do IPVA perdeu em tamanho na nossa análise política", ponderou.

Eduardo Leite respondeu a críticas de que faltaria "sensibilidade" ao governo. O chefe do Executivo citou demandas que recebe, como redução de impostos, chamamento de concursados, asfaltamento de estradas, reajustes e pagamento de salários em dia. "Eu sempre repito a essas pessoas: não me falta sensibilidade, me falta dinheiro".

Eduardo Leite ainda lembrou o papel dos deputados estaduais na revisão da medida. O chefe do Executivo garantiu que dialoga com os membros do Legislativo. O governador projetou, para 2020, a discussão de temas como a reforma tributária, incentivos fiscais e o próprio imposto veicular. O programa de renegociação do ICMS, também anunciado pela Secretaria da Fazenda, será mantido pelo governo.

FONTE: Gustavo Chagas/Rádio Guaíba

Facebook


Twitter


Sound Cloud