Agroindústrias da região de Santa Rosa aperfeiçoam Boas Práticas de Fabricação


Como forma de contribuir para a segurança alimentar dos consumidores e qualificar o trabalho desenvolvido por agroindústrias e produtores locais, capacitações com noções de Boas Práticas na Manipulação e Fabricação de Alimentos têm sido realizadas na região de Santa Rosa. Na quinta-feira (08/08), atividades foram realizadas com agroindústrias vinculadas às Cooperativas Coopaf Vida Nova e Coopercaraguatá, de Salvador das Missões, junto à Escola Estadual João de Castilhos, e com produtores integrantes da Associação de Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aprhorosa), na Cozinha da Soja do Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa.

 

Produção segura em Salvador das Missões

A capacitação realizada com as cooperativas de Salvador das Missões foi organizada pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e pela Secretaria Municipal da Agricultura e conduzida pela Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, que presta assessoramento continuado às cooperativas através do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural Mais Gestão, coordenado pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).

Diretores e associados das cooperativas locais, colaboradores e proprietários de agroindústrias, funcionários da secretaria de Saúde e do setor da Vigilância Sanitária do município participaram da atividade que orientou sobre a importância da adoção de Boas Práticas de Fabricação, noções de microbiologia, controle de pragas e vetores, higiene pessoal e higiene das instalações, utensílios e equipamentos. Uma das instrutoras do curso, a tecnóloga em Desenvolvimento Rural da Emater/RS-Ascar, Marita Minetto, relembrou sobre os aspectos sanitários que devem ser executados dentro dos prazos previstos, como análise de água, e quanto à obrigatoriedade da desinsetização e a desratização periódica dos estabelecimentos, a serem realizadas por empresa especializada e devidamente registrada no órgão sanitário competente a fim de evitar contaminações nos produtos.

Para a tecnóloga em Alimentos, integrante da equipe multidisciplinar da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Eliane Denise Schmidt, os proprietários e colaboradores das agroindústrias são responsáveis por todos os aspectos de manipulação que acontece dentro do estabelecimento e também pela qualidade do produto que chegará à mesa dos consumidores. A colaboradora da Agroindústria Solar, Débora Rockembach, que processa mandioca, reconhece essa responsabilidade e ressalta a importância de adquirir novos conhecimentos para serem aplicados visando à otimização dos processos dentro da agroindústria.

O prefeito Daniel Gorski salientou a importância das agroindústrias para o desenvolvimento da agricultura familiar do município. Aproveitou a oportunidade e convidou a todos para participar da Exposição Feira do município, que acontecerá no mês de novembro.

Novos encontros serão agendados para abordar melhorias no processo de produção e comercialização, como a rastreabilidade de produtos de origem vegetal e a rotulagem de produtos.

 

Boas Práticas de Produção em Santa Rosa

Inserida no planejamento em qualificação profissional de produtores e assessoria e qualificação das agroindústrias locais, a Emater/RS-Ascar promoveu em Santa Rosa a oficina de preparo de conservas e picles, oportunidade em que foram abordadas também Boas Práticas de Manipulação e Fabricação de Alimentos. Esta é uma das ações que integra a Assistência Técnica e Extensão Rural e Social promovida pela Instituição em parceria com a Prefeitura de Santa Rosa, através da Assessoria de Políticas para Mulheres.

Participaram produtores vinculados à Aprhorosa, proprietários de agroindústrias e produtores de hortaliças. "Com isso, apresentamos uma forma de aproveitar e transformar a matéria-prima existente nessas propriedades, tanto para contribuir com a segurança e soberania alimentar da família, como para agregar valor à produção", explica a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Ivânia Polaczinski, uma das instrutoras do curso realizado junto à Cozinha da Soja, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa. Além do modo de preparo e conservação dos alimentos, destacaram-se noções de boas práticas de manipulação e fabricação, bem como a legislação vigente para a comercialização.

Os participantes da oficina comercializam produtos nas feiras realizadas no Mercado Público Eclair Moraginski de Santa Rosa, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h. De 9 a 13 de outubro de 2019, a maior parte estará presente no Pavilhão da Agroindústria e Hortigranjeiros, no 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros de Santa Rosa.

O médico veterinário da Emater/RS-Ascar Guilherme Dahmer destaca a vocação de Santa Rosa para a agroindustrialização, em um contexto de empreendedorismo rural, sendo que até o momento já existem no município 20 agroindústrias legalizadas e outras em processo de formalização, por meio do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executado pela Emater/RS-Ascar.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Facebook


Twitter


Sound Cloud