Unijuí promove Seminário sobre Processamento de Hortaliças Orgânicas


Com o objetivo de apresentar os resultados obtidos durante a execução do projeto de pesquisa "Agroindustrialização de hortaliças orgânicas cultivadas na região noroeste do RS", a Unijuí promoverá um seminário direcionado para agricultores e familiares, cooperativas, agroindústrias, técnicos e estudantes

A pesquisa, que contou com financiamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (SDECT-RS) e apoio da Unicooper, Setrem e IFF-Santo Augusto, foi desenvolvida com hortaliças processadas a partir de matérias-primas orgânicas cultivadas na região.

Durante a execução do projeto foram realizados experimentos visando ao desenvolvimento de produtos industrializados a partir de hortaliças orgânicas, destacando-se o estudo do processo de desidratação de batata-doce, cenoura, berinjela e abóbora - com vistas à produção de farinhas -, e também um mix de hortaliças pré-cozidas e congeladas, a partir de seis espécies de hortaliças. Como forma de avaliar a qualidade, tanto nas matérias-primas como nos produtos desenvolvidos, foram determinados e analisados parâmetros da composição química e nutricional e também dos teores de resíduos de agrotóxicos.

O seminário acontecerá no dia 18 de dezembro, terça-feira, a partir das 14 horas, na Sala de Palestras e Treinamentos A112, da Unijuí, em Santa Rosa, tendo como ministrante o coordenador do projeto, professor Dr. Raul Vicenzi, do Departamento de Ciências da Vida da Unijuí.

O evento tem entrada gratuita. Confirme sua participação pelo telefone 3512-5100 Ramal 5109.





Unijuí participa com diferentes ações do evento SESI Saúde Total

 

A Unijuí esteve participando no último sábado, dia 08, do evento "SESI Saúde Total", no Tape Porã em Santa Rosa. Na oportunidade os cursos de Educação Física e Nutrição realizaram diversas atividades envolvendo a saúde e o bem-estar dos participantes.

O programa itinerante teve como objetivo oferecer orientações e serviços, médicos gratuitos em conjunto com ações de promoção a atividades físicas.

Segundo pesquisas realizadas pela X3M, foi detectado que nos últimos anos, dois problemas têm afetado a saúde de grande parte da população brasileira, o sedentarismo e a obesidade.

O curso de Educação Física juntamente com o Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde (AFPS) e o Núcleo de Eventos do curso, participaram das atividades realizando avaliações físicas e corporais, utilizando um protocolo exclusivo associando as variáveis oriundas pela faixa etária e sexo, identificando o Índice de Aptidão Física do Bem-Estar (IBE).

Já o curso de Nutrição trabalhou com o guia alimentar para a população brasileira, apresentando diferentes caixas de ultra processados, informando o teor de sal, açúcar e gordura desses produtos. Também apresentaram aos visitantes alguns óleos saudáveis para a saúde cardiovascular e um totem imagético que comparava as calorias de alimentos saudáveis com os industrializados.

O evento foi organizado pela X3M Sport Business, patrocinado pelo SESI Nacional, em parceria com os departamentos regionais.


 Assessoria de Comunicação

Facebook


Twitter


Sound Cloud