Emater/RS-Ascar comemora 50 anos de atuação em Santo Cristo


O ato em comemoração aos 50 anos do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Santo Cristo foi uma das atrações centrais do Encontro Municipal de Clubes do Lar e dos Grupos do Serviço de Proteção Integral e Atendimento à Família (Paif), que reuniu mais de 400 pessoas no CTG Rancho da Amizade, nesta quarta-feira (07/11). Lideranças, agricultores e extensionistas que fizeram parte da extensão rural do município reuniram-se para relembrar os principais pontos desta história e para prestigiar a programação organizada pela Emater/RS-Ascar, Secretarias Municipais da Agricultura e Assistência Social, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Movimento das Mulheres e Conselho Municipal dos Clubes do Lar.

Entre as autoridades presentes estiveram a vice-prefeita de Santo Cristo, Loreci Finger, gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel e gerente adjunto, José Vanderlei Waschburger, presidente da Câmara de Vereadores, Sinésio Angst, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pedro Almiro Ulrich, supervisora da microrregião de Santo Cristo e chefe do escritório municipal, ambos da Emater/RS-Ascar, Ancila Altmann e Vanderlei Neuhaus, presidente do Conselho Municipal de Agricultura, Genoveva Meninerz Haas e presidente do Conselho dos Clubes do Lar, Leoni Klein.

Relataram o início da história da Instituição, o primeiro engenheiro agrônomo da Ascar no município, Selvino Seifert, o prefeito na gestão que se iniciou em 1969, Canísio Ost, e o engenheiro agrônomo Paulo Sérgio Kappel, primeiro engenheiro agrônomo atuante na região. Também manifestaram o depoimento da importância da assistência técnica e social da Emater/RS-Ascar na história de suas famílias, a empreendedora Olívia Zimmermann, da Doceoli Alimentos, e o agricultor João Vilmar Backes, da Rolador Baixo.

A solenidade em comemoração aos 50 anos da Emater/RS-Ascar em Santo Cristo foi antecedida por palestra sobre o valor da família, ministrada pelo Padre Rudinei da Rosa, de Três Passos. Também fizeram parte da programação do Encontro dos Núcleos do Lar, Clube de Mães e do Paif, atividades recreativas e lanche compartilhado.

Primeiros tempos

O escritório municipal da Emater/RS-Ascar foi inaugurado em 27 de dezembro de 1968, sendo o primeiro extensionista o engenheiro agrônomo Selvino Seifert. O prefeito à época era Jacob Sandri. Pouco depois foi formada a equipe modular com reforço da extensionista social Claci Cecília Leichtweiss e da secretária Lucia Baron.

Logo após o prefeito Canísio Ost assumir seu mandato em janeiro de 1969, a Prefeitura criou um programa de doação de calcário aos agricultores que aderiram ao Plano de Recuperação da Fertilidade dos Solos encampado pela Ascar, com o apoio de toda a comunidade.

Na década de 70 integraram-se à equipe os extensionistas Jorge Camino, João Alberto Lutz, Nairo Bertuol, Clair Mieth, Ana Carmem Philipsen Führ, Luiz Pizetta e Arce Werlang Liesenfeld. Grupos organizados de mulheres passam a ser formados. O foco inicial do trabalho era voltado especialmente aos afazeres do lar. Embelezamento de arredores e mutirões comunitários de limpeza foram estimulados. Com a formação dos Clubes "4 S" - saber, sentir, saúde e servir - muitos grupos se fortaleceram. Também foram organizados grupos de jovens. Destacaram-se trabalhos nas áreas de suinocultura, milhos híbridos, culturas de soja sem consorciamento e feijão.

Década de 80

Na década de 80 destacaram-se ações de conservação de solos, trabalho com microbacias, organização de Associações de Prestação de Serviços (Apsats), primeira feira de exposições Expoagro e primeiras edições dos Jogos Rurais Sol a Sol. Na época do chamado "Projetão", a equipe chegou a contar com 13 profissionais atuando em Santo Cristo.

Entre os extensionistas que agregaram-se à equipe nesta época estiveram José Pizetta, Cézar Carlotto, Rudolfo Buzato, Gianfranco Luiz Bratta, Edson Dalmann, Nildo Formigueri, Lauro Schneidt, Daniel Gorski, Fábio Scalco, Carlos Ernani Vilanova, Sadi Schmidt, Luiz Wilhelms, Diva Arnhold, Vito Cembranel, Silvio Zebrowski, Jaime Huppes, Rubens Hansen, Luiz Fernando de Oliveira Branco, Luiz Carlos Loi, Leonel Wolfard e Rejane Meinerz.

Década de 90

Nos anos 90 passaram a integrar a equipe, o médico veterinário Vinicios Kanaan, técnico em agropecuária Vanderlei Neuhaus, técnico agrícola Décio Pohl, engenheira agrônoma Ancila Altmann.

Foi nesta época que surgiram as primeiras agroindústrias, intensificou-se o trabalho com microbacias e práticas conservacionistas do solo e estimulada a piscicultura, com a entrega de alevinos e realização da 1ª Feira do Peixe, em 1992, e a construção de açudes, em 1993. O 1º Jantar do Peixe foi realizado em 1994.

O Projeto Estadual de Laranja, com incentivo à citricultura, passou a ser desenvolvido, bem como foram intensificadas ações de proteção de fontes.

Década de 2000

Nos anos 2000 passaram a integrar a equipe as assistentes administrativas Fernanda Torzewski Copetti e Lediane Chagas Leite, os técnicos Décio Pohl, Vanderlei Neuhaus, Paulo Schons e a extensionista social Marina Domenighi. Entre os destaques desta época estiveram os resultados de políticas públicas como o RS Rural e o Pronaf Mais Alimentos.

2010 - 2018

A partir de 2010 ingressaram na equipe o assistente administrativo Leandro Neuberger, as extensionistas Marlise Schuster, Ivone Angst e Neida Froehlich, o engenheiro agrônomo Leandro Seger e a técnica agrícola Eliane Engelmann. Também integrou a equipe de assessoria de irrigação, Carlos Olavo Neutzlig. São estagiários atualmente Hernan Elias Stumm e Fabiana Möllmann.

Neste período foram executadas políticas públicas como a Chamada Pública da Sustentabilidade e a Chamada Pública da Agroecologia. Atualmente, entre as políticas que estão sendo desenvolvidas, está o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar.

Em Santo Cristo cerca de 1200 famílias recebem, anualmente, assistência técnica e social da Emater/RS-Ascar.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Facebook


Twitter


Sound Cloud