Jantar do Peixe e Sol a Sol marcam programação de aniversário de Porto Vera Cruz



Inserida na programação do aniversário do município, a 21ª edição dos Jogos Rurais Sol a Sol, ocorre no próximo domingo (24/03), no Parque de Eventos de Porto Vera Cruz. A programação alusiva aos 27 anos de emancipação político-administrativa de Porto Vera Cruz contemplou diversas atrações desde o início de março, entre elas, também a realização do tradicional Jantar do Peixe, no dia 09/03, resultado do trabalho conjunto entre Emater/RS-Ascar, Associação dos Pescadores Profissionais e Prefeitura de Porto Vera Cruz.

Os Jogos Rurais Sol a Sol estão sendo organizados pela comunidade da Linha Borboleta, Emater/RS-Ascar e Prefeitura. Os jogos iniciam-se às 9h30 e o almoço será servido a partir das 11h30. Além das modalidades esportivas, será realizado desfile de escolha da Garota e do Garoto Sol a Sol. Os escolhidos, bem como os atletas vencedores das diferentes modalidades, representarão o município na fase regional dos Jogos Rurais Sol a Sol. A partir das 15h, haverá sarau dançante com Banda Nova Era.

Outra atração alusiva ao Mês do Município, o Jantar do Peixe reuniu em torno de 260 pessoas no Parque de Eventos, que tiveram a oportunidade de conferir a versatilidade da carne de peixe no consumo humano, através de diversos pratos preparados por integrantes das entidades promotoras. De acordo com o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Gilberto José Barbaro, o evento objetiva divulgar as diversas formas de preparo da carne de peixe, bem como incentivar seu consumo, sendo uma excelente fonte de proteínas, Ômega 3, ferro e outros minerais.

O extensionista da Emater/RS-Ascar, Eliton Leandro Horn, comenta que durante o jantar foram saboreadas diferentes formas de preparo do peixe, como requeijão cremoso, ao molho, grelhado com queijo, grelhado ao molho pomarola, frito, lasanha e salada de peixe. No acompanhamento, saladas, arroz branco, mandioca, pão e polenta frita.

Segundo a extensionista Neiva Marinês Benke, a pesca representa para os pescadores profissionais artesanais de Porto Vera Cruz "fonte de renda para o sustento da família, uma profissão, um meio de inserção na sociedade, sendo os mesmos segurados especiais do INSS, com direitos e deveres".

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Facebook


Twitter


Sound Cloud