Apicultura é tema de reunião técnica na região de Santa Rosa



Apicultores e técnicos de 22 municípios de abrangência da Emater/RS-Ascar na região administrativa de Santa Rosa participaram nesta quinta-feira (07/06) de reunião técnica sobre apicultura, na sede da Associação dos Municípios das Missões (AMM), em Cerro Largo. A organização da produção e comercialização, linhas de crédito e orientações sobre manejo de inverno receberam destaque na programação.

O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, de sistemas de produção animal, Jorge João Lunardi, apresentou preocupação em relação à drástica redução de colmeias e associações na região. "A abelha é importante para a geração de renda e de alimentos importantes para a promoção da saúde, como o mel e derivados, e também tem papel preponderante na polinização das lavouras, aumentando significativamente o rendimento", destacou Lunardi. O médico veterinário destacou ainda que se percebe, por outro lado, que a apicultura ainda gera grande interesse, sendo que durante a Feira Nacional da Soja (Fenasoja), realizada de final de abril a início de maio em Santa Rosa, mais de 1.200 pessoas assinaram lista de interessados em receber mais informações sobre apicultura. Também foi destacada a aprovação da lei que dispõe sobre a Política Estadual para o Desenvolvimento e Expansão da Apicultura e Meliponicultura e institui o Programa Estadual de Incentivo à Apicultura e Meliponicultura (Proamel), que passa a ser coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi).

Em sua explanação, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de crédito, Fernando Berwanger, destacou linhas de crédito que podem ser aproveitadas para a apicultura, assim como o uso consciente do crédito rural.

Orientações sobre o manejo de inverno, com alimentação artificial, foram compartilhadas na fala do engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, de Santo Antônio das Missões, André de Oliveira. Segundo Oliveira, a alimentação reduz o abandono das colmeias no inverno e pode aumentar em quatro vezes a produção.

O apicultor Claudemir Mistura também destacou sua experiência em capacitações sobre alimentação e manejo das abelhas. Ao final, o grupo participou de debate e encaminham.

Assessoria de Imprensa Emater

Facebook


Twitter


Sound Cloud