Definido roteiro para construção de açudes no Noroeste gaúcho



Começou na região das Missões, a fase de execução das obras dos projetos de açudes, desenvolvidos por meio do Programa de Apoio à Ampliação do Desenvolvimento Rural, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). No total, foram destinados R$ 2.505.789,00 para as regiões Fronteira Noroeste e Missões, viabilizando 450 obras em 45 municípios, sendo dez por município, com projetos, a maioria, elaborados pela Emater/RS-Ascar.

Nas Missões, no mês de janeiro, foi formalizado, neste primeiro momento, o convênio do repasse de 24 horas-máquina, por beneficiário do lote 6, formado por 12 municípios, sendo eles, Bossoroca, Dezesseis de Novembro, Garruchos, Pirapó, Porto Xavier, Roque Gonzáles, Salvador das Missões, Santo Antônio das Missões, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, São Paulo das Missões e São Pedro do Butiá. A reunião para a definição do roteiro ocorreu no dia 23/01, em São Paulo das Missões. O primeiro município a ser contemplado será Bossoroca, em um roteiro que segue até São Paulo das Missões.

Já na Fronteira Noroeste, a reunião para a definição do roteiro inicial para a execução das obras aconteceu em São José do Inhacorá, no dia 24/01. Serão contemplados neste primeiro momento os municípios do lote 4, que contempla Novo Machado, Tucunduva, Doutor Maurício Cardoso, Horizontina, Três de Maio, Nova Candelária, Boa Vista do Buricá, São José do Inhacorá, Alegria e Independência.

Os recursos para a viabilização da construção de açudes têm origem no Fundo Estadual de Recursos Hídricos, gerenciado pela Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). Com os açudes estima-se ser viabilizada a instalação de mais 450 pequenos sistemas de irrigação, podendo ser aproveitados também para criação de peixes, dessedentação animal e outros usos.

Em todo o Estado serão 979 microaçudes em propriedades da agricultura familiar através deste Programa, divididos em dez lotes para a execução das obras. Todos os lotes já foram licitados, sendo três empresas ganhadoras: Terpacon, GRK e Casa Nova.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich

Facebook


Twitter


Sound Cloud