Governo garante apoio para construção de ponte internacional nas Missões


O governo do Estado garantiu apoio, nesta quinta-feira (19), para a construção da ponte internacional sobre o Rio Uruguai, entre Porto Xavier e a cidade argentina de San Javier. O governador José Ivo Sartori esteve reunido no Palácio Piratini com representantes da Associação dos Municípios das Missões e lideranças missioneiras após o anúncio da emenda de R$ 81 milhões para a obra, feito nessa quarta (18), pela bancada federal gaúcha em Brasília.
A partir da aprovação dos recursos, a comunidade regional seguirá mobilizada para agilizar o desenvolvimento, execução e licitação da obra. O grupo reforçou a importância do apoio do Estado na continuidade do projeto. A construção da ponte internacional sobre o Rio Uruguai mobiliza as regiões Missões e Noroeste em virtude do potencial para alavancar o turismo e a economia, além de ampliar o transporte de cargas e passageiros no Mercosul.
Sobre os entraves burocráticos e diplomáticos - motivo de preocupação às lideranças missioneiras -, o governador destacou que o governo está construindo um bom relacionamento com os países vizinhos, em especial com a Argentina, para viabilizar ações que tragam benefícios a todo o Mercosul. "Temos um excelente relacionamento com o governador da Província de Misiones e estamos dispostos a conversar e contribuir nas tratativas sobre a ponte internacional", manifestou.
Participaram da audiência o secretário adjunto dos Transportes, Vanderlan Frank Carvalho; o deputado estadual Edson Brum; o prefeito de Rolador e vice-presidente da Associação dos Municípios das Missões, Paulo Rogério Peixoto; os prefeitos de Porto Xavier, Vilmar Kaiser; de Roque Gonzales, João Haas; de Salvador das Missões, Daniel Gorski; de São Nicolau, Ricardo Klein; de São Luiz Gonzaga, Sidnei Brondani; e os vices-prefeitos de Entre-Ijuís, Mauri Lizot, e Ubiretama, Orlando Rosek.

Fonte: Julia Machado

Facebook


Twitter


Sound Cloud