Programa de resistência às drogas da BM forma 25 mil crianças


A Brigada Militar (BM) formou cerca de 25 mil alunos das redes municipal e estadual de ensino de 92 municípios no primeiro semestre de 2017. Os estudantes fazem parte do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O projeto social, que é desenvolvido há 19 anos pela BM, conta com atividades pedagógicas realizadas nas escolas da rede pública. O objetivo é orientar e prevenir que os estudantes entrem em contato com o mundo das drogas. O foco da ação são crianças entre oito e 12 anos que estejam cursando do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental.

Consolidado na comunidade escolar, o Proerd trabalha noções de prevenção e desenvolve conceitos como o de cidadania, reduzindo o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. No Rio Grande do Sul, a ação começou em 1998, como política pública estadual, a partir da publicação da lei 13.468. Em 19 anos de existência, a Brigada Militar e o Proerd já formaram mais de 1,2 milhão de crianças e adolescentes.
As solenidades de formatura contaram com a presença de autoridades civis e militares de cada município, pais e responsáveis, comunidade escolar e comandantes de cada Comando ou Batalhão de Polícia Militar responsável pela região das escolas onde exista o programa.

Texto: Clelia Admar/Ascom BM

Facebook


Twitter


Sound Cloud