ASSOCIAÇÃO CASA FAMILIAR RURAL FILHOS DA TERRA, 15 ANOS DE HISTÓRIA


No dia 28 de outubro, a Associação Casa Familiar Rural Filhos da Terra celebrou seus 15 anos de atuação na Região Fronteira Noroeste.
Criada no ano de 2005, com o objetivo de oportunizar espaço de formação e educação para jovens agricultores familiares, a Casa Familiar Rural vem atuando fortemente junto a Região. 
A Associação Casa Familiar Rural Filhos da Terra é fruto de um longo debate dentro da Regional Sindical Fronteira Noroeste, somada a experiências de outras escolas neste formato e através da parceria entre associação e cooperativas da região, do Seminário Pe. Adolfo Gallas, além de inúmeras entidades parceiras, apoiadoras deste projeto.
Nestes 15 anos de atuação, a Casa Familiar Rural já possibilitou formação a mais de 70 jovens, dos quais 96% permanecem no meio rural, atuantes nas suas propriedades rurais e nas comunidades onde residem. "Este trabalho foi possível pela atuação constante das direções da associação, bem como dos monitores que se dedicaram ao trabalho incansável da formação dos jovens agricultores", afirma o atual presidente Max Götze Filho.
A sede da associação hoje se encontra no município de Campina das Missões, na comunidade da Linha Butiá Norte, onde a Escola oferece, desde o ano de 2018, Ensino Médio com qualificação em Agricultura Familiar que tem na direção, a professora Mariéle Röpke e na coordenação pedagógica, o professor Fernando Nonnemacher.
A dinâmica da Casa Familiar Rural se dá através da Pedagogia da Alternância. Esta proposta de formação propõe um estudo por áreas do conhecimento e com períodos alternados entre a formação na escola e na propriedade. Uma formação voltada à realidade das famílias do meio rural.
"Comemorar os 15 anos da Associação é celebrar uma trajetória de lutas pela valorização da agricultura familiar. Além de ser motivo de orgulho, é para nós, incentivo e força para continuarmos oferecendo educação de qualidade aos jovens agricultores", afirma a diretora da Escola de Ensino Médio, Mariéle Röpke.

Facebook


Twitter


Sound Cloud