Teste da vacina de Oxford deve contar com pelo menos 2 mil voluntários no RS


Pelo menos 2 mil voluntários gaúchos são esperados para integrar a pesquisa que avalia a eficácia da vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca. A estimativa é da cientista Sue Ann Costa Clemens, coordenadora dos ensaios clínicos no Brasil. 

- Serão no total 10 mil voluntários no país, divididos entre os seis centros de aplicação da vacina, até atingir a meta. Mas esperamos pelo menos 2 mil no Rio Grande do Sul - detalha.  



Na segunda-feira (14), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que coordena os testes no Brasil desde junho, comunicou a ampliação da pesquisa. Aqui no Estado, os testes serão aplicados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e no Hospital Universitário de Santa Maria, através de parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  
Ainda não foi detalhado, no entanto, quando começam as inscrições de voluntários e quando se iniciam as aplicações das doses, como também quais os critérios para poder participar do programa.  

Além de Porto Alegre e Santa Maria, também integram os centros de pesquisa as cidades de Natal, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. 

A Universidade de Oxford comunicou a retomada dos testes no sábado (12). Os estudos haviam sido suspensos na terça-feira (8), após um participante apresentar reações adversas sérias. Segundo o documento divulgado pela universidade, foi realizado um processo de revisão e, de acordo com as recomendações de um comitê de revisão de segurança independente e do regulador do Reino Unido, os testes poderão ser retomados. 

No Brasil, a pesquisa retomou na segunda (14), após liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e também pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). 
Fonte: GaúchaZH

Facebook


Twitter


Sound Cloud