Estudantes de Medicina da Unijuí visitam o sistema de saúde em Santa Rosa



Os estudantes da primeira turma de Medicina da Unijuí estiveram realizando visitas na tarde de quinta-feira (13) ao Sistema Único de Saúde (SUS), em Santa Rosa.

A visitação contemplou a recepção dos estudantes no auditório do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) através do Prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini juntamente com a equipe diretiva da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), que na oportunidade apresentaram o sistema e o formato de gestão desenvolvido no município.

De acordo com o professor do curso de Medicina Luís Antônio Benvegnu a construção do projeto do curso de medicina foi pensado para os futuros médicos serem inseridos no sistema único de saúde. "Desde o início do curso os estudantes conhecem e convivem com as mais diferentes áreas da saúde, que engloba o SUS e sua organização, a rede de postos, a atenção primária, a rede de urgência, rede hospitalar e a estrutura de gestão. Dessa forma os acadêmicos estão vivenciando na prática, realizando essas visitas inicialmente em Ijuí e nesse momento tendo uma segunda visão em Santa Rosa", ressaltou.

Os estudantes também visitaram uma Unidade Básica de Saúde, o Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), o hemocentro, o laboratório de análises clínicas e a FUMSSAR envolvendo todos os serviços disponibilizados a população.

"Esse contato inicial é importante para os acadêmicos perceberem que a saúde não é uma coisa isolada, que é uma política pública importante e que precisa ser priorizada pelos gestores dos municípios, como uma das mais importantes políticas públicas. Quando a nossa unidade de aprendizagem é políticas públicas de saúde, englobando o histórico e a organização da rede, essas visitas proporcionam uma vivência aos estudantes, onde possam refletir sobre o conteúdo teórico estudado em sala de aula e construir o seu próprio conhecimento, que estarão utilizando para o resto de suas vidas como médicos", destaca Luís Antônio.

Assessoria de Imprensa

Facebook


Twitter


Sound Cloud