Vida & Saúde novamente Certificado no Alimento Seguro


 

Desde 2015, o Hospital Vida & Saúde é Certificado no Programa Alimento Seguro - PAS do SENAI, devido a implantação dos requisitos de Boas Práticas. Hoje, no estado, apenas o hospital de Santa Rosa tem essa certificação renovada. O setor é responsável pela alimentação de todos pacientes e acompanhantes. Em 2018, foram servidas 23 mil refeições, 27% a mais, que em 2017.   

Para a renovação, uma nova auditoria foi realizada no fim do ano. Na oportunidade, foram avaliadas todas as etapas de boas práticas para garantir a entrega de um alimento seguro. Dentre os tópicos analisados: preparo, pré preparo, controle de temperatura, controle de validades, compras, seleção de fornecedores, recebimento de mercadorias, armazenamento, rotulagem dos alimentos preparados, distribuição, além da infraestrutura.  O trabalho é rigoroso e bem detalhista, já que tudo que faz parte dos processos que envolvem o Serviço de Nutrição, são avaliados.

            Segundo a Nutricionista responsável Sabrina Dal Molin, "Para segurança do paciente sempre solicitamos que se alimente exclusivamente das refeições fornecidas pelo hospital, durante a internação. As refeições produzidas pelo hospital possuem um controle rigoroso de tempo temperatura, e validade. A alimentação faz parte do tratamento e é preciso dar uma atenção especial para ela". Sabrina destaca ainda que o objetivo principal desses cuidados é a entrega de um alimento com qualidade e segurança ao paciente.

            O ano de 2018, foi de muitas mudanças no Serviço de Nutrição, que é responsável por 4 setores novos: Lactário teve início em agosto/2018, onde é realizado o preparo e a distribuição do leite. O Banco de Leite Humano, tem como objetivo estabelecer ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e executar atividades de coleta da produção lática da nutriz, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição. Outro novo serviço de nutrição foi organizado para a Saúde Mental(Dom Bosco) e também para a Cafeteria na Nova Unidade.

            No ano que passou também foram realizadas alterações no cardápio da Pediatria. Este foi dividido por faixa etária, de 6 a 8 meses e de 9-12 meses, ofertando alimentação com a consistência adequada para cada idade. Através do PRONON, todos os pacientes que realizam tratamento contra o câncer são atendidos pelo nutricionista. Este, realiza uma intervenção precoce e uma avaliação nutricional completa com orientações sobre sinais e sintomas relacionados ao tratamento.

            Todas essas mudanças e qualificações refletiram na nova Certificação do Alimento Seguro, concedida pelo SENAI. Para o presidente Rubens Zamberlan, essa conquista reforça a importância dos investimentos que estão sendo feitos para qualificar, cada vez mais, o serviço da Instituição, "Entendemos que esse importante serviço é fundamental para o tratamento do paciente, temos uma equipe muito dedicada e comprometida com a responsabilidade em manter a qualidade do serviço e a Certificação, o que reafirma ainda mais, a referência no estado".

            Para 2019 diversos projetos para aperfeiçoamento os novos serviços e manutenção dos demais, serão realizados constantemente. O setor encerrou o ano com índice de satisfação de 94,25%.

Assessoria de Imprensa

Facebook


Twitter


Sound Cloud