Emater/RS-Ascar é homenageada nos 70 anos da Extensão Rural do Brasil



Representantes da Rede de Extensão Rural de todo o país participaram nesta segunda-feira (03/12) do seminário "Desafios da Extensão Rural no contexto atual", marcando a abertura da Semana Nacional do Extensionista Rural 2018, realizado pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, em Brasília. O diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, participou do evento, ao lado do extensionista da Emater/RS-Ascar de Fagundes Varela, Leandro Ebert, que foi homenageado, recebendo a Medalha Ordem do Mérito Ater 2018, em reconhecimento e valorização do trabalho realizado com leite através do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar.

Com uma programação especial que se estende até quarta-feira (05/12), a Semana Nacional do Extensionista Rural 2018 tem como objetivo celebrar os 70 anos da Extensão Rural do Brasil e o Dia do Extensionista Rural, cuja data nacional é 06 de dezembro. A iniciativa também tem a proposta de mostrar os principais resultados e as perspectivas das ações da Anater na reestruturação da Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil e na promoção do desenvolvimento rural sustentável, tendo como centro do debate a integração entre a Ater, o ensino e a pesquisa.

Em pronunciamento, o presidente Valmisoney Moreira Jardim destacou que a Anater está presente em 21 unidades da Federação, beneficiando diretamente mais de 90 mil famílias de agricultores em 1.549 municípios, em todas as regiões do país, com a expectativa de chegar a 115 mil famílias até o final deste ano. "Nesta primeira etapa, foram priorizadas as famílias em situação de vulnerabilidade da região do Semiárido, comunidades e povos tradicionais, mulheres e jovens rurais, assegurando oportunidades de integração econômica e social por meio da Ater e contribuindo para o resgate da cidadania, para a autonomia e para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares", ressaltou.

O presidente da Frente Parlamentar de Ater, deputado federal Zé Silva, relembrou o amplo movimento nacional para criação da Anater, liderado pela Asbraer, com parcerias e participação democrática, que mobilizou extensionistas rurais e suas organizações, lideranças de agricultores rurais, estudiosos e acadêmicos, os setores sociais e político, e que culminou com a aprovação da Agência, em 2013, pelo Congresso Nacional, sendo regulamentada pela Presidência da República em 2014. "O Orçamento Geral da União investe R$ 4 bilhões por ano para prestar assistência técnica ao agricultor, através de vários ministérios, e só metade dos agricultores do país recebe assistência. A Anater sonhada é para ser a inteligência da agricultura brasileira, que possa captar os recursos de todos os ministérios e garantir a universalização do acesso aos serviços de Ater".

Para o presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Luiz Ademir Hessmann, a realização da Semana Nacional do Extensionista Rural é uma forma de valorização desse importante trabalho para o desenvolvimento do país. "As discussões empreendidas nesse evento estão possibilitando um debate franco, sincero e convergentes com nossa responsabilidade de levar a Extensão Rural como uma bandeira tão importante para a economia e para o desenvolvimento sustentável do Brasil".

O secretário Jefferson Coriteac, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) disse que se apaixonou pela Agricultura Familiar e pela Extensão Rural e que, como presidente do Conselho de Administração da Anater, sempre procurou conduzir os trabalhos de forma incisiva, mas assertiva, para garantir que os recursos fossem repassados à Anater, para manutenção dos projetos. "Nos próximos dias vamos assinar um novo aditivo ao contrato de gestão e estamos reformulando a proposta, dando toda autonomia e responsabilidade para a Anater, para que os extensionistas possam trabalhar de maneira bastante profícua". 
O Secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal, Argileu Martins, disse que a Anater foi concebida para fazer da tecnologia e inovação uma ferramenta para que os pequenos agricultores possam ser engatados como vagão nessa locomotiva que é o agro. "A Anater pode fazer esse trabalho de forma mais célere, considerando que as estruturas da administração têm dificuldades de assim fazê-lo". 

PAINEL I
O seminário iniciou com o painel "Construindo uma Ater comunitária", com participação do assessor jurídico da Anater, Fabrício Sena, que falou sobre "Visão de uma Nova Ater e o Sistema de Gestão de Ater", do presidente da Asbraer, Luiz Ademir Hessman, que explanou sobre a "Ater governamental - situação atual e tendências", Fredson Ferreira Chaves e Marco Aurélio Noce, da Embrapa Milho e Sorgo, que abordaram o tema: "Integração entre Ater e Pesquisa no desenvolvimento comunitário", o professo Alisson Zarnott, da Universidade Federal de Santa Maria, que falou sobre "O papel da Extensão Rural no Desenvolvimento Comunitário", e Fernando Barros, gerente executivo do Instituto Fórum do Futuro, que falou sobre o "Projeto Biomas Tropicais".

ORDEM DO MÉRITO ATER
A programação desta segunda-feira encerrou com uma sessão de homenagens e outorga da Medalha Ordem do Mérito Ater 2018, em reconhecimento e valorização do trabalho dos extensionistas rurais que integram os projetos realizados pela Agência, em parceria com entidades prestadoras de Ater. Foram homenageados representantes de cada unidade da Federação onde já estão sendo executados os projetos da Anater.

Com a proposta promover a integração com a comunidade, também foi outorgada a Medalha Ordem do Mérito Ater Especial a oito personalidades, escolhidas por colegiado, tendo como critério a parceria e a contribuição para a Extensão Rural no Brasil.

LANÇAMENTOS
Durante a solenidade de abertura foi realizado o lançamento do aplicativo do Sistema de Gestão de Ater da Anater (SGA), software que possibilita o acompanhamento, em tempo real, das metas estabelecidas nos instrumentos contratuais entre a Anater e seus parceiros.

Também foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Anater e o Instituto Fórum do Futuro, cujo proposta é ofertar serviços para os agricultores familiares e médio agricultores em suas respectivas comunidades, na área de abrangência do Projeto Biomas Tropicais.

A programação da Semana Nacional do Extensionista Rural 2018segue até quarta-feira (05/12) com um curso de formação de gestores de Ater, com participação de 100 extensionistas rurais de todas as unidades da Federação.

Assessoria de Comunicação Emater

Facebook


Twitter


Sound Cloud