Oficina sobre manejo de hortaliças e frutíferas é realizada em Giruá


Vinte mulheres integrantes do programa socioassistencial, desenvolvido pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Humana, no município de Giruá, participaram nesta quarta-feira (11/07) de oficina com orientações de manejo e tratamentos em hortaliças e árvores frutíferas. A atividade foi realizada na comunidade de Bela Vista, com o envolvimento do grupo de mulheres Renovação.
Na oficina o assistente técnico regional (ATR) da Emater/RS-Ascar em sistemas de produção vegetal, engenheiro agrônomo Gilmar Vione, orientou sobre o preparo e aplicação da calda bordalesa, alternativa para controle de doenças fúngicas e bacterianas em plantas. Também foi realizada a distribuição de sulfato de cobre para que as famílias possam fazer a calda e aplicar em suas propriedades.
Em seguida, foi feita uma abordagem inicial sobre preparo e uso de homeopatia para plantas e animais, tema que despertou bastante interesse do grupo.
Segundo relato das agricultoras a atividade foi muito produtiva, sendo que por demanda do grupo, ficou agendada uma  próxima reunião com a participação do ATR Vione, no dia 20/08, sobre homeopatia, aberta para outras pessoas interessadas.  "O tema foi abordado com algumas famílias participantes da Chamada da Agroecologia, que relataram resultados positivos, o que despertou o interesse e curiosidades das mulheres em entender mais sobre o assunto", relata a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Helena Sandri.
A oficina está inserida na execução do Plano Estadual de Agroecologia e de Produção Orgânica (Pleapo/RS), coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e que vem sendo executada pela Emater/RS-Ascar nas diferentes regiões do Estado. O plano conta com ações e metas para promover a produção e o consumo de alimentos saudáveis, o uso e a conservação da agrobiodiversidade, a oferta de assistência técnica e extensão rural e social e o ensino e a pesquisa de base ecológica, de maneira transversal.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Asca

Facebook


Twitter


Sound Cloud